quarta-feira, 16 de julho de 2008

Trajetória do Mestre Indio Maranhão




Mestre Indio Maranhão Graduado por mestre Diniz em 07 de setembro de 1996 na presença do irmão de capoeira o Mestre Patinho cujo ambos treinaram juntos na adolescência.
1976 Mestre Índio Maranhão migra para o Rio de Janeiro por motivo de trabalho. Assim que chega ao Rio sua primeira visita do roteiro é: ir até à famosa Roda de capoeira na Quinta da Boa Vista. Conheceu diversos professores e mestres dentre eles resalta o Borrachinha amigo que residia na epóca no Morro da Mangueira, e o professor Dentinho
Em 1985 retornou a São Luis fixando residência. Em 1987 fundou o grupo de capoeira Filhos de Ogum, na casa de Minas da finada Mãe Angela pra ser mais preciso na Rua da fortuna n°45 Bairro Bom Milagre devido à proximidade pode ser considerado Monte Castelo São Luis-Ma.

1988: mudou para o bairro do Sá Viana,
1992: mudou o nome de seu grupo para Centro Cultural de Capoeira São Jorge. Em setembro de 1996 – Foi Graduado Mestre pelo Mestre Firmino Diniz. No mesmo ano ele retorna ao Rio de janeiro 1996
2000: mudou o nome do grupo para Associação Cultural de Capoeira São Jorge.
De 1998 a 2000: voltou para o Rio de Janeiro – exerceu a função de educador incluindo a capoeira no projeto do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (M.N.M.M.R.).
1999: Julho – Viajou à Espanha na cidade de Barcelona, pra representar o M.N.M.M.R. do Estado do Rio de Janeiro,num intercâmbio de Educadores.
Em São Luís: trabalhou na FUNAC como educador realizando intervenções pedagógicas no remanescente de quilombo denominado “Carro Quebrado” no município de Viana.
2006: De setembro a dezembro – atuou, através da Capoeira, como educador do Plano de Trabalho Anual “Ações Complementares” da Secretaria Municipal de Educação de São Luis do Maranhão.
Foi Vice-Presidente da Federação de Capoeira do Estado do Maranhão – FECAEMA. Atualmente ocupa o cargo de Tesoureiro.
Tem sido convidado para ministrar palestras, oficinas e fazer arbitragem nas cidades de Teresina, Rio de Janeiro, Vitória do Espírito Santo e São Paulo.
Durante 20 anos de aula estima ter contabilizado 2000 alunos. Formou dois mestrandos vários instrutores e diversos professores.
A Associação Cultural de Capoeira São Jorge possui ramificações nas cidades do Rio de Janeiro,Rj São Bento,MA São Vicente,MA Palmeirandia,MA e na capital maranhense onde possui a sede.

Curiosidades: o Mestre índio foi batizado por Mestre Diniz com o apelido de “Índio” e o mesmo lhe concedeu a Graduação de mestre pelo reconhecimento de trinta anos de luta,trabalho dedicação e contribuição em prol da capoeira.

Nenhum comentário: